A KOPS Contabilidade funciona de acordo com a divisão clássica implementada por empresas do segmento, sendo ela: departamento de contabilidade sensu strictu, departamento de recursos humanos, departamento fisco-tributário e departamento de relacionamento com órgãos públicos nos âmbitos municipal, estadual e federal.
Todos os setores do escritório são responsáveis pela atualização da legislação específica de cada área. Da mesma forma, os departamentos se encarregam da produção dos relatórios pertinentes a cada empresa – sejam eles de caráter mensal ou anual – e o posterior envio às entidades competentes.
– Departamento de relacionamento com órgãos públicos: responsável pela constituição de empresas, elaboração de contrato social, viabilização de CNPJ e alvará, encerramento de empresas, comunicação aos órgãos públicos de fatos que alterem a pessoa jurídica, como mudanças no nome, endereço e atuação, entre outros.
– Departamento de recursos humanos: responde pela geração da folha de pagamento, emissão de holerites, controle de admissão e demissão de funcionários, emissão de guias de pagamento da previdência social (GPS) e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e a relação com os sindicatos patronais, profissionais e de funcionários.
– Departamento fisco-tributário: setor que registra os lançamentos de entrada e saída e posteriormente gera as guias de impostos municipais, estaduais e federais.
– Departamento de contabilidade sensu strictu: tem a função de analisar as informações disponibilizadas pelos departamentos de recursos humanos e fisco-tributário e ordenar o plano de contas de cada empresa, considerando os ativos, os passivos e os resultados.
* Imposto de renda de pessoa física: este serviço é prestado à parte pela KOPS Contabilidade aos clientes e não clientes que tenham interesse.